Skip to content

Categories:

XINGU+23 – Jornada de lutas em defesa da Amazonia e contra a “Economia Verde” da Rio+20

No 12M-15M diversas cidades do Brasil atenderam ao chamado global. Retomamos praças no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador, Belém e São Paulo. Desde o dia 15 de Outubro uma importante pauta da acampada de São Paulo tem sido a necessidade de impedir a construção de uma imensa usina hidrelétrica na Amazônia, Belo Monte.

A partir desta experiência alguns dos indignados se integraram ao movimento Xingu Vivo para Sempre e criaram um comitê local de mobilização para um encontro chamado Xingu+23.

No início do mês de junho ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro o Rio+20, encontro de líderes governamentais que visa propor diretrizes ambientais globais para os próximos 10 anos. O encontro será a portas fechadas não considerando as vozes dos 99% (indignados). Paralelamente a este encontro os povos da Amazônia (ribeirinhos, indígenas e comunidades locais e tradicionais) estão organizando o encontro Xingu+23, para dizer que a Rio+20 não nos representa.

Em 1989 um encontro promovido em Altamira, no estado do Pará, foi o início de um processo de lutas que culminou com o impedimento da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Hoje, 23 anos depois, a construção desta barragem voltou a ameaçar os povos da Amazônia. Neste momento em que a construção da barragem se inicia, faz-se urgente o levante das vozes silenciadas e dos braços amarrados pelo grande capital afim de novamente impedir a construção desta obra que pode causar a morte de povos da Amazônia, de milhares de animais, de muitas das diversas espécies endêmicas e a destruição da floresta e dos rios.

Neste momento crítico, necessitamos um intenso apoio e solidariedade de todas as vozes indignadas do mundo. Em junho nasce uma nova acampada no coração vivo da floresta.

Convocamos as nossas irmãs e nossos irmãos indignados a se juntar a esse grito de Basta! E que o Basta seja tão forte quanto em 1989, destruindo os alicerces que sustentam esta barragem.

Xingu+23 – http://www.xinguvivo.org.br/x23/ – 13 de junho – Altamira, Pará.

xingu23sp(a)riseup.net


No Responses (yet)

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.